benefícios da couve para a saúde
propriedades da folha de couve

Benefícios da couve para a saúde

A couve possuí muitos benefícios e é sem dúvidas uma das minhas folhas favoritas e por esse motivo quero compartilhar com vocês algumas curiosidades sobre essa folha rica em nutrientes essenciais para o organismo. Portanto eu peço para que fique comigo e descubra os benefícios da couve para a saúde e comece hoje mesmo a acrescentar ela no seu dia-a-dia.

A couve é uma folha muito utilizada na culinária em diversas receitas, podendo ser refogadas, salada, sucos e acompanhamento em cozidos. Entretanto além disso ela tem se tornado uma febre no mundo das pessoas que fazem dieta e nos sucos detox por conter muitos benefícios para o corpo.

Contudo a couve é um dos super alimentos que deve fazer parte da sua dieta, pois possui muitos benefícios que são fundamentais para a saúde em diversos aspectos, isso porque ela possui muitas propriedades por exemplo, portanto leia o que estarei listando aqui abaixo:

Propriedades da couve

  • Rica em vitamina A e ácido fólico
  • Rica em potássio
  • Pobre em calorias
  • Muito rica em fibras
  • Uma ótima fonte em cálcio
  • Minerais como: além de cálcio, magnésio, potássio, cobre, manganês, selênio, zinco e fosforo.
  • Vitamina B6

Essas foram algumas propriedades que compõe a folha de couve, contudo veja também os benefícios que a couve proporciona ao corpo humano:

Benefícios que a couve proporciona a saúde

Aliada na perda de peso

A couve somente por ser pouco calórica já é uma boa opção para a dieta, mas não só disso pois a couve também é rica em fibras e demora mais tempo para ser digerida no nosso estomago, por conta disso ela nos proporciona mais saciedade e por fim contribui com a dieta de quem deseja perder alguns quilos extras. A couve pode ser consumida como salada, utilizando seu talo, onde fica a maior quantidade de fibras.

A couve e o colesterol

A couve em termos de ligar ácidos biliares ao tubo digestivo é mais poderosa que muitos outros vegetais. Portanto ela é a mais recomendado para quem problemas de colesterol, visto que ela tem uma capacidade maior em excretar ácidos biliares que são feitos a partir do colesterol.

Combate a diabete

Foi comprovado que pacientes que tem diabetes do tipo 1 com uma alimentação rica em fibras, possuem níveis de glicose mais baixos que os outros. Além disso na diabete do tipo 2 é comprovado sua eficácia no aumento de lipídio e glicose no sangue.

Benefícios da couve para uma boa digestão

As fibras que estão presentes na couve ajudam a manter a água no intestino, evitando a constipação. No entanto não é somente as fibras que devemos dar todo o credito, isso por que foi comprovado que sulforafano um fitoquímico encontrado na couve, traz muitos outros benefícios para a saúde do intestino.     

Couve para a pele e cabelos

A couve é rica em vitamina A é o segredo de beleza do nosso corpo, pois essa vitamina é responsável por manter a saúde de todos os tecidos do corpo, incluindo da pele e cabelo. Contudo outra vitamina presente na couve é a vitamina C que é responsável pela produção de colágeno em nosso organismo, sendo ele o responsável pela firmeza da pele.

Aliada do sono

A couve possui um nutriente com nome de colina, que está presente no complexo de vitamina B, sendo ela a responsável pela manutenção do sono, movimentos musculares e memória. Além disso a colina auxilia nos impulsos nervosos, absorção de gordura e reduz inflamações.

Bom humor

Para se ter uma noção a couve ajuda a aumentar os níveis de serotonina, dopamina e norepinefrina, esses hormônios são responsáveis por dar sensação de prazer. Além de diminuir os riscos de depressão, pois regula a vontade de dormir, o humor e o apetite.

Benefícios da couve para Gravidas

Contudo foi comprovado que o ácido fólico é muito importante para o desenvolvimento do feto, isso por que o ácido fólico é uma vitamina que tem como objetivo produzir novas células no organismo. Portanto, para uma gestação saudável é necessário comer bastante couve.

Suco detox de couve com laranja

2 folhas de couve

500 ml de agua

Suco de 2 laranjas

Raspas de gengibre

Adoce com mel

Portanto, para fazer basta colocar os ingredientes em um liquidificador e bater tudo até que se misturem bem, no entanto, lembre-se de deixar os talos da couve pois são eles que possuem a maior quantidade de vitaminas e minerais, entretanto beba sem coar, pois, é uma delícia e super nutritivo.

Contudo, esses foram os benefícios que a couve proporciona para a saúde, portanto não deixe de comentar sobre o que leu, além de dar dicas de novos posts que gostaria de ver por aqui pois me ajudaria muito a trazer mais qualidade de artigos.

CONTINUE LENDO ➜

3 Trackbacks & Pingbacks

  1. APRENDA A FAZER TORTA DE CARNE MOÍDA DE UMA VEZ POR TODAS - Dicas Valiosas BR
  2. Receitas de torta de carne moída - Agência Mais Você
  3. 7 Saborosas receitas de filé de frango - Objetivo à Mão

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*


%d blogueiros gostam disto: