propriedades do mel para a saúde

Benefícios do mel para a saúde

Que o mel é um alimento muito conhecido por ser uma iguaria em tanto todos já sabem, no entanto, esse doce natural está muito mais a frente disso pois pode ser utilizado como verdadeiro balsamo para o nosso organismo. Os benefícios do mel para a nossa saúde são muitos e por isso ele deve ser um dos alimentos que merecem fazer parte das suas refeições.

O mel é um alimento muito conhecido desde muito tempo, tendo passagem em diversos documentos milenares como a bíblia sagrada por exemplo e é utilizada até hoje na culinária ou até mesmo para fins de estética.

O mel é uma iguaria natural que é produzido pelas abelhas que coletam o mel e depois levam para a colmeia, onde as abelhas mais jovens sugam o néctar até seu sistema digestivo e misturam com outras enzimas. Há todo um processo de revezamento entre as abelhas para manter o mel em uma boa temperatura, para depois elas poderem se alimentar.

Estimasse que as abelhas existam a mais tempo que os humanos na terra ou até mesmo bem antes disso. Com fosseis desses insetos é possível afirmar que de aparência as abelhas não mudaram em nada e que se alimentavam da mesma maneira, já produzindo o mel.

Curiosidades sobre o mel

No antigo Egito o mel era muito utilizado pelos sacerdotes, para serem utilizados em rituais, cerimonias e até mesmo para alimentar alguns animais sagrados. Também estava presente em receitas de manjares que eram oferecidos para os nobres e até mesmo para o Faraó.

Na bíblia sagrada pode ser vista várias menções sobre o mel como por exemplo, quando se referiam a terra prometida, era dito que aquela terra era regada por leite e mel segundo os hebreus.

O poeta Homero em sua obra ilustre ‘’ A odisseia’’ retrata uma mistura de leite com mel como uma bebida maravilhosa. Ainda há outras passagens como por exemplo a de Afrodite que alimentou as filhas órfãs de Píndaro com mel, queijo e vinho. Já sentiam os benefícios do mel.

Propriedades do mel

O mel possui uma serie de substancias que são benéficas para a nossa saúde, sendo elas:

Vitaminas

As principais vitaminas que compõem o mel são as vitaminas do complexo C e B (niacina, riboflavina, ácido pantotenico, ácido fólico e B6)

Minerais

Minerais como potássio, magnésio, sódio, cálcio, fosforo, ferro, manganês, cobalto, cobre entre outros minerais.

Ação antioxidante

O mel possui em sua composição diversos flavonoides que ajudam a diminuir os radicais livres que podem afetar as células boas do nosso organismo.

Além de tantas propriedades o mel faz muito bem para a saúde, sendo essencial para tratar e prevenir uma série de doenças. Por isso é importante acrescentar o mel nas suas refeições, para que dessa forma você possa aproveitar todos os benefícios que ele pode oferecer para a saúde. Observe todos os benefícios que o mel pode oferecer para a sua saúde e também para a sua estética.

Melhora no aparelho digestivo

Devido a suas ações propriedades probióticas e antibacterianas, ajudam a ter um melhor transito na flora intestinal, prevenindo diarreias e constipação do intestino.

Reduz o estresse

O mel estimula a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por nossas sensações de prazer e bem-estar. Sendo o mel um carboidrato com fonte de triptofano, aminoácido percursor da serotonina.

Saúde do coração

Por ser fonte de antioxidantes e flavonoides o mel pode colaborar a prevenir uma série de doenças relacionadas ao coração. Os antioxidantes são fundamentais na remoção de placas arteriais, além de ajudar a reduzir proteínas C que é percursora dos problemas cardíacos.

Melhora a qualidade de sono

Como dito anteriormente, o fato do mel colaborar com a produção de serotonina no corpo que é responsável por nos dar sensação de prazer, contribui para que tenhamos uma qualidade de sono mais tranquila, pois os nossos níveis de estresse estarão bem reduzidos.  

Emagrecimento

benefícios do mel para sua autoestima: O mel é um alimento que pode te auxiliar no emagrecimento, não por não ser calórico pois o mel possui muitas calorias. No entanto foi comprovado que o mel pode auxiliar na dieta na substituição do açúcar. Isso porque o mel é excelente na perda de apetite e isso pode ajudar muito na redução da fome, ou seja, você comerá bem menos.

Imunidade

Melhora relativamente a fragilidade capilar e ainda ajuda a tratar doenças respiratórias, isso devido a sua alta quantidade de antioxidantes que são muito eficazes na diminuição de alguns microrganismos que causam sinusite, e tuberculose.

Prevenção do câncer

Os antioxidantes presentes na composição do mel ajudam a reduzir a proliferação de células cancerígenas no nosso organismo, sendo assim um potente preventivo da doença. Além disso os polifenóis presentes no mel com o auxílio da canela pode ser um maior preventivo do câncer. 

Antibactericida

Um fato conhecido pela medicina desde muito tempo, é que o mel tem ações Antibactericida. Foi comprovado que o mel diluído produz uma substancia chamada peroxido de hidrogênio um poderoso agente bactericida. É também um ótimo antibiótico e com o benefício de não reações depois do uso. Pode tratar uma série de doenças relacionadas a bactérias.

Cura ferimentos e queimaduras

O mel há alguns séculos atrás era utilizado no tratamento de feridas e cicatrizes, somente depois de alguns anos que foi descoberto a penicilina que o mel deixou de ter o proposito para curar feridas. No entanto pode ser usado como um remédio alternativo para curar ferimentos e queimaduras.

Alivia a tosse e dor de garganta  

O mel foi muito utilizado para tratar dores de garganta, isso antes de começarem a descobrir alguns outros remédios para o tratamento. O entanto é ainda muito utilizado para aliviar esses desconfortos, principalmente por pessoas mais velhas que ainda preferem utilizar recursos naturais para tratar de algumas enfermidades. O poder Antibactericida, fungicida e antioxidante é o que auxilia nesse tratamento.

Os benefícios do mel para o cabelo e pele

O mel pode ser utilizado em diversos procedimentos estéticos, como por exemplo para tratar de descamações no couro cabeludo como caspas e seborreia. Além disso o poder antioxidante do mel pode ser muito utilizado para remover células mortas e renovar células o que evita o envelhecimento precoce e ainda hidrata e proporciona maciez na pele.

Uma ótima receita para pele é utilizar o mel com açúcar para esfoliar a pele, pois dessa forma será removida toda a pele morta e renovara a pele da região que você utilizar o produto, pode ser usado no rosto, virilha e outras região que estão desidratadas e que necessitam de cuidado, além de ajudar a clarear a pele também.

Uma boa receita para se livrar de caspas é utilizar uma colher de mel no seu shampoo e lavar os cabelos com essa mistura até sentir que não é mais necessário. Os antioxidantes tratarão de todo o fungo causador da caspa e ainda proporcionará hidratação intensiva para os cabelos danificados. Pode ser uma ótima opção para hidratação, no entanto o mel deve ser acrescentado na porção de creme ou mascara capilar que utilizará no dia da aplicação.

O mel pode ser acrescentado na sua refeição como um substituto do açúcar convencional, portanto sua alimentação ficará ainda mais saudável. Ele pode ser utilizado para temperar alguns alimentos se você preferir algo mais agridoce e também, utilizar o mel para preparar uma série de outros alimentos saudáveis e que ficam maravilhosos.

Receita de molho de mostarda com mel

Para preparar esse molho que combina com todos os tipos de salada e que também é muito saudável você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa bem cheias de mel
  • 1 colher de sopa de vinagre branco
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 4 colheres de sopa de suco de laranja
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Uma pitada de pimenta do reino ou malagueta
  • Sal a gosto

Em uma vasilha misture todos os ingredientes com o auxílio de um fue ou de um garfo e depois é só utilizar o molho em sua salada. O molho dura no máximo dois dias na geladeira e pode ser utilizado para temperar folhas, frutas (tomate) e legumes cozidos e a vapor.  

Contudo, espero que tenha gostado do artigo e sobre os benefícios que o mel pode trazer para a saúde, não deixe de comentar ou deixar uma sugestão para novos artigos que estarei postando assim que possível.

CONTINUE LENDO ➜

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Benefícios da couve para a saúde - Dicas Valiosas BR

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*


%d blogueiros gostam disto: