Qual a diferença de conta corrente e poupança?

As contas bancárias sempre foram necessárias, entretanto muitas pessoas até hoje se confundem com detalhes sobre a conta corrente e poupança. Porém, sabe-se que são grandes as diferenças entre ela, além de cada uma ser adequada para um tipo especifico de movimentação. A escolha entre essas duas contas conta corrente e poupança podem confundir um pouco algumas pessoas, mas não há complexidades ao se informar especificamente sobre uma delas.

Embora, cada uma delas tenha características individuais, são bem parecidas na hora de conduzi-las em sua vida financeira. Mas, quais são essas diferenças e como escolher a correta para meus negócios. É importante fazer comparações, pois os dois tipos de contas são propostas diferenciadas. Vamos acabar com todas essas dúvidas?

Como funciona a conta corrente?

A Conta corrente é bastante conhecida dos brasileiros que se utilizam de bancos, seja para receber pagamento, bem como para solicitar crédito. Contudo, essa é a mais comum e zela pelo caráter comercial de seus clientes. A conta corrente foi estruturada para a função de transação monetárias.

A modalidade tem como objetivo facilitar para o cliente suas transações. Para abrir uma conta corrente é necessário que tenha um contrato assinado pelo cliente e instituição bancária. É necessário mais alguns detalhes, como ter a idade maior de 18 anos, comprovar renda e comprovar o endereço residencial.

#Funcionalidade da conta corrente

Esta modalidade de conta visa facilitar para seus clientes a movimentação de salários, pagar contas, usar crédito, tudo através do cartão de crédito ou de débito, além de outras demais funções. O pagamento das contas com cartão de crédito pode ser feito através do Internet Bank, basta que acesse o site oficial do banco que escolher. Além disso, essa modalidade é de suma importância para quem trabalha em grandes empresas e também os profissionais liberais.

Como ter uma conta corrente?

Para ter uma conta corrente é bem simples, você precisa ir até o banco para que faça a abertura da conta e comece a pagar uma taxa mensal. Essa taxa é o valor dos serviços utilizados pelos clientes través das ferramentas que uma conta corrente fornece. Portanto, é bom analisar, pois quanto mais serviços se tem mais tarifa irá pagar.

#Cartões da conta corrente

O titular da conta corrente tem alguns direitos, como por exemplo o cartão de débito que pode também ser usado como crédito, basta que o cliente desbloqueie a função para começar a usar. Sendo assim, quem tem a conta corrente pode realizar transações via internet, nos caixas eletrônicos e também caixas 24 horas.

Quais os serviços

#Cartão de Débito: 

O cartão de débito serve para que o cliente tenha mais mobilidade em suas ações bancárias. Todavia, com ele pode-se realizar transações bancárias munido de uma senha pessoal. Essa senha é feita pelo consumidor que abriu a conta bancária, no ato da consagração da conta. De regra, o cartão de débito de sua conta corrente também tem a opção crédito.

#Cartão de Crédito: 

O cartão de crédito já é popular entre os brasileiros, contudo o titular da conta tem que pedir e fazer a adesão desse produto de crédito que os bancos disponibilizam. Quando solicitado, será feita uma análise para adequar o limite ao cliente, este dependerá do valor da renda apresentado pelo ele. O cartão de crédito pode ser solicitado por qualquer pessoa, mas sua adesão é mais fácil para os clientes que possuem conta corrente.

#DOC:

A abreviação de Documento de Crédito que é confundido muitas vezes com a Transferência Eletrônica Disponível o TED é uma função entre as contas bancárias. Doc é diferenciado da TED pelo simples fato de que o DOC disponibiliza o serviço de transferência de até R$ 5,000 e o mesmo cai no dia seguinte, diferente da TED que a transferência é de R$ 3,000 ou mais e o valor cai no mesmo dia! No entanto, são esses dois serviços que tornam ainda mais fáceis a transferência monetária feita entre dois bancos distintos.

#TED:

A abreviação significa Transferência Eletrônica Disponível, serviço como já foi dito, facilita a transferência monetária feita entre dois bancos distintos. TED em relação ao DOC é que o TED não necessita passar pelo sistema de compensação bancária entretanto, o dinheiro fica acessível na conta que o mesmo foi destinado.

#Cheques: 

É fornecido ao titular da conta corrente os papeis cheques, que permitem ao mesmo a ordem de pagamento a favor de alguma pessoa.

#Extrato: 

O extrato é essencial para que o cliente tenha todas as transações de sua conta corrente. As informações são referentes aos valores disponíveis em conta corrente, bem como todas as transações efetivadas no período de cada mês.

#Crédito Pessoal Online: 

Os bancos oferecem a seus clientes um determinado valor para que ele possa usar de um dinheiro que retira diretamente do caixa eletrônico. Atualmente, esse valor pode ser solicitar via Internet.

#Internet Banking: 

Essa é uma ferramenta que segue facilitando a vida de muitas pessoas. Com o Internet Bank você tem acesso a sua conta pela plataforma do banco através da internet. Todavia, pode não ter acesso a todos serviços, mas alguns sim, basta que tenha uma Senha com quatro ou oito dígitos.

Como funciona a Conta Poupança?

A Conta Poupança já é mais conhecida, antigamente era chamada de caderneta de poupança, porquanto até hoje ainda recebe esse nome em alguns lugares. Essa modalidade de conta tem como um objetivo principal dar a oportunidade ao cliente poupar dinheiro, bem como, ter rendimento, que é sempre garantido. Esse tipo de conta é recomendado para os clientes que querem guardar uma reserva de dinheiro.

#Pouca burocracia

Contudo, a poupança é uma espécie de investimento também, entretanto um dos mais populares no brasil. Por ser de risco baixo, muitos querem utilizar dessa modalidade de conta.  

Para ter uma conta poupança é muito fácil e não tem burocracia, visto que o dinheiro usado e do próprio clientes. A sua abertura é simples, você vai até a agência, com seus documentos em mãos e o valor estimado ou previsto pela instituição, assim realiza a abertura da conta de maneira rápida.  

#Detalhes

A conta poupança, como já foi dito é um dos investimentos mais populares do Brasil, além disso o mais seguro. Mesmo tendo um rendimento é baixo por ser garantido, o que muitos brasileiros preferem. Depois de 2012 aconteceram algumas mudanças, sendo assim, quem deseja aplicar dinheiro na poupança usará da Taxa SELIC, no entanto, desde 2018 está em torno de 8,5% ao ano: 0,5% + TR.

Diferença entre a conta corrente e poupança

A poupança é uma das mais tradicionais formas de fazer economia, entretanto o perfil que geralmente procura uma conta poupança é o investidor em busca pouco se arriscar. Com a conta poupança o cliente tem a vantagem de resgatar o dinheiro qualquer momento que quiser. Mas, lembre-se para que mantenha seu dinheiro nessa modalidade de conta terá que pagar as taxas pertinentes ao serviço.  

#Características diferentes

As suas contas têm várias características que as diferenciam. A conta corrente pode ser perfeita para as pessoas que carecem de fazer transações de recebimento de dinheiro, como por exemplo o salário.  É também bastante importante para os clientes quer gostam de fazer compras, sobretudo, de forma ágil e mais segura. A conta poupança pode ser uma grande utilidade para as pessoas que visam projetos e necessitam ter uma reserva de dinheiro.

Espero que tenham entendido bem as diferenças entre conta corrente e poupança, porém se acaso ainda tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário. Aproveite para dar sugestões e continue conosco.

CONTINUE LENDO ➜

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*


%d blogueiros gostam disto: