Quer morar na França? Passo a passo para planejar

Morar na França é uma garantia de qualidade de vida, além de ser um lugar que incentivam imigrantes a trabalhar e estudar no país. Para as pessoas que sonham morar na França, aqui vão algumas dicas e o passo a passo de como começar esse planejamento.

O país oferece segurança, qualidade de vida e suporta para estudantes e trabalhadores brasileiros que querem viver por lá. Aconselhamos desde já que não pense em ir ilegalmente, pois, há diversos tipos de visto que podem facilitar todo o processo e te oferecer uma vida tranquila no continente Europeu.

No entanto, é necessário primeiramente, se informar sobre quais documentos serão solicitados, escolher o visto adequado e encontrar um trabalho, caso ainda nãos tenha. Pensando nisso decidimos escrever uma artigo informando todo o processo.

Documentos necessários para morar na França

Morar na França é antes de mais um processo de planejamento, a partir desse ponto devemos saber quais os documentos necessários para isso. É importante reuni-los antecipadamente, assim sua viagem será ainda mais tranquila.

Resumindo, os documentos para morar na França:

  • Visto de residência;
  • Carte de Séjour;
  • Carte Vitale.

Tipos de vistos

 Visto de residência

O visto é o mais importante dos documentos para quem quer morar na frança, sem ele ficará ilegal no país. Contudo, tem obrigatoriedade para todos os estrangeiros que pretendem, tursitar, estudar, trabalhar, viajar ou morar no país. O visto da legalidade de permanência  por mais de 90 dias.

Atenção:Para solicitar o visto é preciso fazer o pedido no consulado Frances.

Esse departamento pode ser encontrado em diversas partes do pais veja a seguir:

  • Consulado Frances no RJ: para habitantes do RJ, ES e MG;
  • Consulado Frances em SP: para habitantes de SP, PR, SC, RS ou MS;
  • Embaixada Francesa em Brasília: para os habitantes dos outros estados não citados acima.

O que é preciso para conseguir o visto?

Para conseguir o visto é necessário marcar horário em um desses consulados, preparar a documentação e logo após isso dar entrada no pedido. O tempo que leva para que seu visto fique pronto é de em média 15 dias.  Veja as seguintes modalidades de visto:

Vistos

  • Trabalho
  • Estudante;
  • Aposentados;
  • Pesquisador;
  • Religioso;
  • Casamento;
  • Visto para Visitante.

 O que é a Carte de Séjour

A Carte de Séjour serve é como um documento obrigatório também, é como se fosse uma espécie de carteira de identidade do estrangeiro no país. De inicio você se apresentar ao consulado preenche o formulário OFII (Office Français de l’Immigration et de l’Intégration), para seja expedida a carte de séjour.

Principalmente para as pessoas que querem trabalhar, ou ter algum negócio no país só podem com a  Carte de Séjour me mãos. Além disso, abrir um conta bancária, usar o sistema de seguridade social francês e participar de planos para celular, para quem não quiser pagar mais caro e ter planos pré-pagos.

Os franceses costumam utilizar bastante o correio, então, você aprender também, chegando a França envie o formulário OFII preenchido por ele. E aguarde, pois será marcado um horário para você  levar seus documentos. Além disso, é preciso visitar o médico para que todo o processo seja feito e só assim, depois disso, receberá a sua carte de séjour e poderá dar continuidade.

Carte Vitale

A Carte Vitale, ou melhor dizer, Securité Sociale – o seguro de saúde francês pode ser solicitado por franceses e imigrantes que vivem no país. Mas você só pode fazer o pedido se já tiver a carte de séjour , a menos que esteja na França para estudar e tenha até no máximo 28 anos de idade. Se acaso esse for seu caso no momento da inscrição na universidade já faz a solicitação.

Como funciona

O seguro de saúde na França, cujo nome é Assurance Maladie, é bastante eficiente, pois, cobre até 75% dos gastos em saúde, no país. O que ocorre é que muitas pessoas acabam contratando um plano de saúde privado para que tenha ainda mais assistência, o que pode ser uma ótima idéia, sendo assim, vale a pena pesquisar sobre. Existem planos bastante baratos chegando a 5€ por mês. Vale a pena avaliar as condições assim que chegar no país.

Documentos para morar na França

Quer morar na França? Agora que você já sabe quais documentos são necessários para morar na França, primeiramente, devemos providenciá-los, e em seguida passar por alguns processos burocráticos. Será um tanto demorado, mas sem demora faça-os corretamente, quanto mais cedo começar a se programar melhor para sua ida. Contudo, alguns desses documentos devem ser providenciados estando ainda no Brasil. Confira abaixo mais detalhes sobre esse processo:

Processo para morar na França

Resumidamente, separe os documentos e vá até algum dos  Consulado Francês no Brasil , chegando lá você vai iniciar os trâmites para obter seu visto de permanência no exterior.

Aconselhamos  que  acesse o site oficial do Consulado e se informe de todas as condições e documentos necessários para o visto que deseja solicitar.

No entanto, os documentos são:

Documentos para o visto

  • Formulário de visto preenchido, obtido através do site;
  • Passaporte válido;
  • 2 foto 3,5 cm x 4,5 cm com fundo branco;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante financeiro;
  • Comprovante de hospedagem na França.

Logo após isso, você vai receber o formulário do OFII (Office Français de l’Immigration et de l’Intégration). Basta que preencha ele só assim será possível solicitar a Carte de Séjour.

CONTINUE LENDO ➜

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*


%d blogueiros gostam disto: