Saiba como economizar o gás de cozinha

Sabemos o quanto o gás é importante para nossa cozinha, sem ele praticamente nada é feito, e muitas vezes não sabemos como podemos economizar, sendo que o preço do gás muitas vezes nos dá pavor!

O que muitas pessoas não sabem também é identificar se o fogão está consumindo bastante gás, coisa que é bastante simples. Entretanto, uma dica bastante importante para você saber se o seu fogão está definitivamente consumindo o gás corretamente é observar a chama do fogão. O fogão que tem a chama azulada está em bom estado, consumindo regularmente, porém, se a chama do fogão estiver amarelada, você deve procurar alguém que disponibilize suporte para estar arrumando a boca do fogão!

Confira agora algumas dicas de como você pode estar economizando o consumo de gás na sua cozinha!

Forno ligado -economizar o gás

Quando ligamos o forno, um alto consumo de gás é produzido. Um conselho bastante eficiente, é quando for assar algo, assar mais de um alimento. Dessa forma, você evita o consumo excessivo do fogão, aproveite o calor do forno para assar!

Panelas sem tampa e panelas grandes

panela aberta não

Primeiro conselho é que você não use panelas que não sejam propicias para o tamanho do alimento, outra dica bastante importante é que você não deixe a panela destampada, desse modo, você economiza gás e o cozimento será mais eficiente!

Prepare tudo antes para economizar o gás

Preparar os ingredientes antes é um processo bastante importante, pois, assim, você evita ficar com o gás ligado. Portanto, um conselho bastante eficiente é você também picar os alimentos, alimentos picados são mais fáceis de serem cozidos ou fritos!

Fogão de lenha

economizar o gás se usar forno à lenha

Uma técnica bastante usada na zona rural, também pode ser adaptada na zona urbana, os fogões de lenha, são totalmente funcionais, e lenha é coisa que não falta, entretanto, basta você ter um lugar dentro de casa no qual você possa estar guardando sua lenha, hoje no mercado existem fogões de lenha portáteis, bastante indicado para festas, comidas que necessitam de mais tempo para preparação, confira como funciona!

Fogão a lenha portátil duas bocas

Baixar o gás após a fervura para economizar

economizar o gás fogo baixo

Normalmente o que acontece constantemente é que as pessoas não abaixam o gás quando estão fervendo algo que já entrou no processo de ebulição. Entretanto, quando a água atinge esse estado de ebulição, se você abaixar o gás ela ainda vai conservar a quentura, é também uma forma de economizar!

Panelas de pressão

Use sempre que possível a panela de pressão, sua pressão faz com que o cozimento do alimento seja mais rápido, o que facilita na economia do gás, outra dica importante, é abaixar o fogo quando a penal começar a fazer barulho, dessa forma, você abaixando o gás ela conservará a mesma temperatura, irá fazer a mesma função, o que muitas pessoas pensam é que deixar o fogo no alto faz com que o cozimento acelere, o que está totalmente errado, deixar o fogo no alto quando a panela já começa apitar é um grande perigo, e sabemos o quanto a panela de pressão pode ser perigosa se mal manuseada!

Micro-ondas

micro-ondas economizar o gás

Usar o micro-ondas também é um grande benefício. Caso você tenha que esquentar algum alimento rápido, usar a função desse aparelho fica bem mais econômico, sendo que ligar gás somente para aquecer é um desperdício!

CONTINUE LENDO ➜

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*


%d blogueiros gostam disto: